Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2011

Terceira semana - de 25 a 29 de julho

 










Mário iniciou a semana chapiscando o muro frontal e os muros laterais do lado interno.














Mudou o quadro de força e a ligação da água para  um visual mais compacto.

Na 4ª feira pela manhã Lola se reuniu com Donizeti e Mário a fim de apresentar-lhes o Projeto de Iluminação para a garagem e a fachada da casa. Conversaram sobre os recortes nas paredes em que  passará os conduites com os fios para conectar à energia.















Mário rebocou o muro frontal e lateral do lado interno. Em um dos muros laterais foi colocado esse friso de alumínio, denominado de "perfil U" na medida de 2 X 1,58cm. Comprei na Aluminovo.


Nessa semana Donizeti terminou algumas ligações elétricas no poste e  Mário chapiscou e rebocou a parte externa do muro frontal.


Antes a caixa de força e o leitor da água ficava meio escondido por causa da trepadeira Unha de Gato no muro, agora com o novo visual, o quadro de força, o leitor de água e a caixa de cartas estão mais aparente.  O acabamento com o friso de alumínio deu um visual arrojado e moderno. 



Contra-piso: fachada da casa e calçada


Antes da reforma no piso da fachada da casa havia degraus, 2 rampas para o carro e um canteiro.


Foi comprada terra para ser espalhada sobre o terreno a fim de prepará-lo para ser nivelado.
Depois de socada a terra  e nivelado o terreno, Mário estendeu malhas de ferro sobre o piso e uniu-as com arame.

 
O piso da fachada da casa foi concretado. Nesse dia o tempo estava úmido e chegou até a chuviscar. Mário colocou essas tábuas para pisarmos sobre elas, a fim de não estragar o concreto.












Anteriormente a reforma o piso da calçada era com pedra miracema. O mesmo procedimento do contra-piso da fachada da casa, foi usado na calçada: a terra foi espalhada,  socada,  o terreno foi nivelado, malhas de ferro unidas por arame foram estendidas e por último foi concretado. 

Para essa iluminação, Mário esticou um conduite saindo do poste até o canteiro, o qual passa sob o contra-piso da calçada. O canteiro da árvore era maior. O atual é menor e posteriormente receberá iluminação de um refletor, o qual será fixado ao lado do tronco da árvore, embutido no canteiro.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O velho poste foi trocado por um novo

Esse poste já estava nesse lugar a bastante tempo. De acordo com o Donizeti, eletricista, precisava ser trocado pois estava cedendo, comprometendo assim, a fiação que passava por ele. Além disso o lugar em que estava instalado não era o ideal. Entrei em contato com o Poste Padrão Pronto, uma empresa na cidade de Valinhos e comprei um poste com visor frontal, saída subterrânea, bifásico e cabo 25mm.



Mário perfurou o buraco para colocar o poste novo. O pessoal do Poste Padrão Pronto não achou suficiente, aprofundou o buraco e encontrou uma enorme pedra entre o poste antigo e o baldrame do muro. Como o poste tem que ser colocado em contato com a terra, o pessoal da empresa  agendou outro dia, pois antes essa pedra teria que ser removida para colocação do poste. Foi alugado uma britadeira, também chamada de martelete, para romper a enorme pedra que estava no fundo do buraco.

Donizeti  solicitou o "corta cedo liga a tarde"  para que o  trabalho da troca do poste, fosse feito com total segurança sem energia. O poste foi erguido com um guindaste. O funcionário da empresa teve a ajuda do Mário para que o poste fosse colocado exatamente no local onde a Lola orientou. 


No final da tarde a CPFL vistoriou o trabalho, religou a energia e o Donizeti conectou os fios no poste.
Antes da reforma os fios que saiam da casa e estavam ligados ao poste ficavam expostos as intempéries do tempo.



Donizeti recomendou embutir os fios usando uma bengala, esse cano preto de borracha com a ponta curvada, preso por essas três cintas de metal que acompanham a extensão do poste. Os fios passam por dentro de um conduite embutido no muro até o telhado da casa.



sábado, 23 de julho de 2011

O muro encantado - 18 a 22 de julho












Este muro nos trouxe algumas surpresas essa semana ... Ao retirar a Unha de Gato do muro e descascá-lo Mário observou algumas trincas, comentou com Lola e passaram a investigar a estrutura do muro.
Como sua construção é antiga e estava sem manutenção, apresentava muitos pontos escuros proveniente da umidade.
Por muitos anos uma trepadeira denominada Unha de Gato, cresceu sobre o muro penetrando em seu interior por meio das raizes.



Concluíram que pelo tempo de construção está muito firme, seu baldrame é fundo e impermeabilizado. Portanto a umidade e as trincas eram provenientes da trepadeira que estava instalada ali há muitos anos.




domingo, 17 de julho de 2011

A primeira semana - 11 a 15 de julho














 
Na primeira semana houve a demolição! Foi estranho ver os muros sendo descascados, o piso sendo quebrado e o alpendre vindo abaixo. Uma semana com muita poeira e muito entulho sendo recolhido em duas caçambas cheias.




Foi reconfortante observar o trabalho dos profissionais: Lola, a arquiteta e Mário, o pedreiro.
Eles trocam ideias, medem, conferem com o projeto, para calcular o material a ser comprado de acordo com o que será feito.

Histórico da casa e as primeiras reuniões












A casa está localizada em um bairro residencial do município de Campinas/SP. Herança de meus pais, que a construíram em terreno com 10m de frente, perfazendo cerca de 120m de área construída. Privilegiaram a qualidade dos materias básicos e dos acabamentos, resultando uma construção sólida com cerca de 34 anos. No entanto, faz muito tempo que não recebe manutenção. 
Quando meus pais eram vivos, os cuidados eram constantes, mas com o falecimento deles, eu e minha irmã não mexemos em nada. Nossos gostos são bem diferentes e essa foi a principal razão por contratarmos uma arquiteta. Foram várias reuniões em que fomos ouvidas no intuito de entender o que pretendemos. Os desenhos foram olhados, modificados, redefinidos... O desenho da fachada ficou pronto e foi aprovado. Decidimos começar as obras no mês de julho. Contratamos o pedreiro e dia 11/07/2011 a reforma começou.