quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pingadeira com modelito diferenciado

Hoje o Luis B. Costa, um leitor do blog,  me escreveu para saber que tipo de pingadeira é essa do muro. Então resolvi postar as fotos para que o Luis e outras pessoas também possam vê-las.
A ideia de fazer uma calha com um modelo diferenciado foi da arquiteta, a Lola.


 


A calha é em alumínio com pintura eletrostática branca. Tirei essa foto bem de pertinho para ajudar na visualização do detalhe.
Na extensão dos muros a calha tem esse degrauzinho, que é justamente o diferencial.




 
Nas colunas a calha foi colocada como se fosse um chapéu.
A ideia é que não fique apenas bonito, mas que realmente funcione protegendo o muro de infiltrações da água da chuva. Portanto, a escolha de um bom calheiro para fazer o serviço é essencial.
Caso precisem de mais informações, é só me escrever.



domingo, 12 de agosto de 2012

A iluminação dá destaque a fachada da casa



Durante o dia é possível se observar todos os detalhes da nova fachada da casa.




Durante a noite os pontos de luz realçam os detalhes!




As plantas e o tronco da árvore são iluminados criando o aspecto de um pequeno jardim.




Os pontos de luz das duas colunas destacam o número da casa e ainda, é possível visualizar a pessoa que estiver assionando o interfone.






Para a iluminação foram colocadas luzes amarelas, que remete ao aconchego. Gostei do projeto luminotecnico porque foram destacados os pontos fortes da nova fachada. 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pedra madeira para o revestimento da calçada


O modelo da foto em  pedra miracema cinza e pedra madeira rosa foi escolhido para nossa calçada. Compramos a pedra madeira na cor palha de 11,5cm por 23cm e temos algumas unidades de pedra miracema cinza na mesma medida.
Essa calçada é plana, o que permite o alinhamento das pedras e a combinação de cores.




 A explicação do Mário, pedreiro, é que nosso terreno tem algumas elevações, não é plano, fundamental para a hamonia das cores. Sendo assim, a disposição da pedra madeira na cor palha escolhida foi essa mostrada na foto, algo mais simples mas que deu um efeito bonito.



Seguindo a orientação do profissional para o projeto luminotécnico, Mário instalou o spot embutido de solo  UL 38 no canteiro da árvore. A lâmpada usada é Par 38 halógena 100 watt . Colocou dois conduites partindo do canteiro para as duas colunas próximas ao portão de pedestre, para a instalação dos spots para lâmpadas Par 20 halógena 50 watt. Essas 3 lâmpadas  acendem juntas no mesmo ramal.




O spot de solo ficou assim no canteiro ....



... e os dois spots ficaram assim.




Mário assentou as pedras linhando-as verticalmente, passando impermeabilizante no contra-piso antes de colocar a massa de cimento para assentar as pedras. Não foi necessário rejunte, segundo Mário, o impermeabilizante evita infiltração e dá aderência a pedra.




Mário fez a borda do canteiro da árvore mais alto em relação ao piso com pedra madeira, tomando o cuidado de fazer um recorte sextavado nas extremidades.





O roda-pé do muro foi em pedra mineira da mesma tonalidade que a pedra madeira assentada na calçada.













Mário refez a guia com  massa de cimento reforçado e impermeabilizante, para dar acabamento a calçada de pedra.



Ficou lindo!