O modelo da foto em pedra miracema cinza e pedra madeira rosa foi escolhido para nossa calçada. Compramos a pedra madeira na cor palha de 11,5cm por 23cm e temos algumas unidades de pedra miracema cinza na mesma medida.
Essa calçada é plana, o que permite o alinhamento das pedras e a combinação de cores.
A explicação do Mário, pedreiro, é que nosso terreno tem algumas elevações, não é plano, fundamental para a hamonia das cores. Sendo assim, a disposição da pedra madeira na cor palha escolhida foi essa mostrada na foto, algo mais simples mas que deu um efeito bonito.
Seguindo a orientação do profissional para o projeto luminotécnico, Mário instalou o spot embutido de solo UL 38 no canteiro da árvore. A lâmpada usada é Par 38 halógena 100 watt . Colocou dois conduites partindo do canteiro para as duas colunas próximas ao portão de pedestre, para a instalação dos spots para lâmpadas Par 20 halógena 50 watt. Essas 3 lâmpadas acendem juntas no mesmo ramal.
O spot de solo ficou assim no canteiro ....
... e os dois spots ficaram assim.
Mário assentou as pedras linhando-as verticalmente, passando impermeabilizante no contra-piso antes de colocar a massa de cimento para assentar as pedras. Não foi necessário rejunte, segundo Mário, o impermeabilizante evita infiltração e dá aderência a pedra.
Mário fez a borda do canteiro da árvore mais alto em relação ao piso com pedra madeira, tomando o cuidado de fazer um recorte sextavado nas extremidades.
O roda-pé do muro foi em pedra mineira da mesma tonalidade que a pedra madeira assentada na calçada.
Mário refez a guia com massa de cimento reforçado e impermeabilizante, para dar acabamento a calçada de pedra.
Ficou lindo!